No último domingo, dia 5 de janeiro, aconteceu em Los Angeles mais uma edição do Globos de Ouro, uma das premiações mais aguardadas do mundo do entretenimento. Criada em 1944 pela Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood, a cerimônia tem como objetivo reconhecer os melhores trabalhos do ano no cinema e na televisão.

Em 2020, a cerimônia foi apresentada mais uma vez por Ricky Gervais, famoso comediante britânico conhecido por seu humor ácido e irônico. A noite contou com grandes surpresas, momentos emocionantes e discursos políticos, que elevaram ainda mais o nível da premiação.

No mundo do cinema, o grande destaque da noite foi o filme 1917, dirigido por Sam Mendes, que levou para casa os prêmios de Melhor Filme de Drama e Melhor Diretor. Outro destaque foi a vitória de Joaquin Phoenix como Melhor Ator de Filme de Drama pelo seu papel em Coringa, filme no qual o ator interpretou o icônico vilão dos quadrinhos.

Na categoria de Melhor Filme de Comédia ou Musical, a vitória ficou com Era uma vez em... Hollywood, dirigido por Quentin Tarantino. Já a premiação de Melhor Atriz de Filme de Drama ficou com Renée Zellweger, por sua atuação brilhante em Judy: Muito Além do Arco-Íris.

Na televisão, a série Succession foi a grande vencedora da noite, levando para casa os prêmios de Melhor Série de Drama e Melhor Ator em Série de Drama para Brian Cox. Outro destaque foi a premiação de Phoebe Waller-Bridge como Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical por sua atuação impecável em Fleabag.

Além das premiações, a cerimônia teve diversos momentos emocionantes, como o tributo a Tom Hanks, que foi homenageado com o prêmio Cecil B. DeMille por sua contribuição para a indústria cinematográfica. A atriz Ellen DeGeneres também foi homenageada com o segundo prêmio Carol Burnett pela sua contribuição para a televisão americana.

Porém, um dos momentos mais marcantes da noite foi o discurso de Michelle Williams ao receber o prêmio de Melhor Atriz em Minissérie ou Telefilme pela sua atuação em Fosse/Verdon. A atriz aproveitou a oportunidade para fazer um discurso político e defender os direitos das mulheres e a igualdade de salários em Hollywood.

Mesmo com todas as surpresas e momentos emocionantes, a premiação Globo de Ouro não está livre de polêmicas. A ausência de indicações para mulheres e diretores de minorias étnicas na categoria de Melhor Diretor gerou críticas e discussões sobre a falta de diversidade na indústria cinematográfica.

No geral, a edição de 2020 do Globo de Ouro foi marcada por grandes destaques e surpresas, além de momentos emocionantes e discursos políticos. Combinando reconhecimento de talentos, celebração do entretenimento e conscientização sobre questões sociopolíticas, a premiação se mostrou uma edição memorável e aguardada para todos os amantes do cinema e da televisão.